Japão confirma quinto surto de gripe aviária no inverno

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 11h08

Proprietária de granja espera trabalhadores sanitários que desinfectam local em Taipei EFE Proprietária de granja em Taiwan espera desinfecção para gripe aviária

O governo japonês confirmou nesta segunda-feira a detecção de uma cepa altamente patógena de gripe aviária em uma fazenda no sudeste do país, o que significa o quinto surto do vírus desde o início do inverno no Japão.

As autoridades de Saga, na ilha de Kyushu, anunciaram que o vírus pertence à cepa H5N8 e sacrificaram todas as aves das duas fazendas afetadas pelo surto na cidade de Arita, cerca de 73 mil, segundo informou nesta segunda-feira a agência japonesa “Kyodo”.

O governo local aplicará durante as próximas 72 horas as medidas de prevenção estabelecidas para evitar novos contágios, como a desinfecção em outras fazendas da região ou a proibição de transportar aves e ovos em um raio de três quilômetros em torno do local afetada.

Esse é o quinto surto de gripe aviária no Japão desde que começou o inverno. Os casos anteriores ocorreram nas prefeituras de Okayama (oeste), dois em Yamaguchi (sudoeste) e Miyazaki (oeste), todos com a detecção da cepa H5N8.

No último dos surtos, o de Okayama, foram sacrificadas 200 mil aves, enquanto os outros três obrigaram o sacrifício de mais de 80 mil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.