Jornalista da “BBC” é detido no Catar após ser convidado para visita

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2015 12h03

Doha, 18 mai (EFE).- O jornalista Mark Lobel, da rede britânica “BBC”, ficou detido por cerca de 36 horas no Catar após ser convidado pelas autoridades do país para uma visita guiada, confirmaram nesta segunda-feira fontes oficiais catarianas.

Lobel foi convidado junto a outros jornalistas e fotógrafos estrangeiros pelo Ministério do Trabalho catariano para verem supostas melhorias que estão sendo feitas nos alojamentos de trabalhadores estrangeiros.

O repórter chegou ao Catar dias antes do início da viagem e foi detido em 2 de maio com outros três integrantes de sua equipe em Doha quando gravavam um grupo de trabalhadores nepaleses, segundo fontes relacionadas ao incidente, sobre o qual a própria “BBC” divulgou informações nesta segunda.

Lobel relatou em artigo que foi libertado após passar duas noites na prisão, mas sua equipe permaneceu presa de maneira “dramática” e sobre interrogatórios “hostis”.

Segundo uma nota do governo catariano divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “Doha News”, os problemas tidos pela equipe da “BBC” poderiam ter sido evitados se tivessem optado por se unir aos outros jornalistas para o tour.

“Lamentamos que não tenha podido informar que o governo e o setor privado estão fazendo um progresso significativo nos esforços para melhorar a vida e as condições trabalhistas dos trabalhadores estrangeiros no Catar”, afirma a nota.

O Catar vem recebendo duras críticas pelas más condições nas quais mantém muitos dos trabalhadores, entre eles os operários que se encarregam da construção das instalações para a Copa do Mundo de 2022.

Não é a primeira que jornalistas são detidos no país. O alemão Florian Bauer, repórter do canal público “ARD”, de seu país, foi preso em abril, embora ele mesmo tenha admitido que não tinha as permissões necessárias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.