Jovens precisam se preparar para uma velhice confortável, alerta especialista

  • Por Jovem Pan
  • 28/11/2018 17h12 - Atualizado em 07/12/2018 18h31
Jovem Pan O consultor financeiro André Massaro fala sobre como se preparar para a velhice

Você aí que tem 20, 30, 40 anos, já parou para pensar no futuro? Com a população mundial envelhecendo, é preciso se programar para uma velhice confortável. Tem gente que ainda não está muito preocupada, mas há aqueles que começaram a se planejar bem cedo.

A longevidade não é só para os mais velhos: também é assunto para quem está começando a construir uma vida agora, já que a expectativa é de uma sociedade cada vez mais velha.

“É absolutamente fundamental se planejar, afinal a velhice do futuro não é a velhice do presente, que também não é a do passado”, afirma o consultor financeiro André Massaro.

Para ele, a velhice cada vez mais está se tornando um período mais longo: “A nossa longevidade está aumentando e a má notícia é que viver muito custa caro”, destaca.

O especialista explica que é preciso pensar em soluções a longo prazo. “Dependendo da expectativa da pessoa para o futuro, se ela quer um padrão de vida um pouco melhor, terá que buscar algum caminho complementar”, afirma André Massaro.

Além da previdência privada, há outro caminho bastante comum: “A pessoa constrói sua carteira de investimento antes, e ela mesmo vai gerindo ao longo da vida para gerar renda no futuro”, explica.

Veja como foi o XIII Fórum da Longevidade: bit.ly/2PAX27M

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.