Justiça sul-africana ordena suspensão da deportação de imigrantes ilegais

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h06

Johanesburgo, 12 mai (EFE).- O Tribunal Superior de Johanesburgo ordenou nesta terça-feira que o governo sul-africano suspenda por duas semanas a deportação de centenas de imigrantes ilegais presos nos últimos dias em operações da polícia e do exército.

O tribunal obrigou o governo a adiar os planos para que os detidos, entre eles crianças, possam receber assistência legal.

A ordem foi ditada a pedido do grupo Advogados pelos Direitos Humanos (LHR, sigla em inglês), que oferece representação legal a todos os detidos e iniciou uma ação urgente para deter as deportações.

“Algumas deportações estavam previstas para amanhã. É uma clara violação dos direitos de todos os detidos. Todo mundo tem direito a representação legal”, explicou em entrevista coletiva realizada em Johanesburgo Wayne Ncube, do LHR, que lamentou não poder dar dados concretos sobre o número de pessoas envolvidas.

Ncube criticou que as prisões tenham focado em “estrangeiros pobres”, sem que se tenha verificado antes sua situação legal. O advogado também mostrou preocupação em relação aos refugiados detidos para serem enviados a seus países.

“Em alguns casos é enviar as pessoas à morte”, afirmou sobre as consequências de não acompanhar todo o processo legal até a hora de deportar imigrantes refugiados.

Segundo a polícia, pelo menos duas mil pessoas, a maioria estrangeiros supostamente imigrantes ilegais, foram detidas nas últimas semanas, número que algumas organizações civis situam acima de três mil.

A operação, realizada pela polícia com apoio do exército, foi iniciada no fim de abril para devolver a calma às regiões afetadas pela onda de violência xeofóbica que deixou sete mortos e milhares de refugiados na África do Sul.

O governo foi acusado de incriminar os imigrantes e torná-los culpados pela crise xenofóbica, à qual reagiu com a detenção de supostos imigrantes ilegais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.