Kerry pede à Venezuela que liberte opositores e restaure a calma

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2014 22h42

Washington, 15 fev (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, pediu neste sábado ao Governo da Venezuela que liberte os manifestantes opositores detidos durante os distúrbios ocorridos esta semana e que restaure a calma no país caribenho perante os recentes episódios de violência.

Em comunicado, o secretário de Estado condenou este sábado os fatos que causaram vários mortos e dezenas de feridos e manifestou a “profunda preocupação” que os Estados Unidos têm diante do ocorrido.

“Estamos particularmente alarmados pelos informes que o Governo venezuelano deteve ou tem detido dezenas de manifestantes opositores e pela emissão de uma ordem de detenção contra o líder opositor Leopoldo López”, acrescentou Kerry.

“As liberdades de expressão e de reunião pacífica são direitos humanos universais. São essenciais para que uma democracia funcione, e o Governo venezuelano tem a obrigação de proteger estas liberdades fundamentais, assim como a segurança de seus cidadãos”, insistiu o secretário de Estado.

Centenas de estudantes e cidadãos contrários ao Governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, se concentram este sábado em uma praça do leste de Caracas de forma pacífica para continuar com as reivindicações dos últimos dias.

Após as manifestações de protesto contra o Governo que acontecem desde quarta-feira e deixaram três mortos e dezenas de feridos, os estudantes têm exigindo nos últimos dias a libertação dos detidos nos protestos e justiça na investigação das mortes.

O presidente Maduro disse neste sábado a seus seguidores que “chegou a hora” de sair para a rua após quatro dias de conflito nos quais, segundo a oposição, foram detidas mais de 150 pessoas, das quais 112 foram libertadas, enquanto os últimos números oficiais informam que são 99 detidos e 25 colocados em liberdade. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.