Machado de Assis é descoberto em missa pró-abolição da escravidão

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2015 12h39

Foto tradicional da Academia Brasileira de Letras mostra semelhança entre a figura de Machado e a que aparece na foto

Divulgação/ Brasiliana Fotografia e ABL Machado de Assis é descoberto em foto de missa pró-abolição da escravidão

Foi descoberta a ilustre presença do escritor Machado de Assis (1939-1908) em missa de comemoração à abolição da escravatura (Lei Áurea), que completou 127 anos no último dia 13.

Uma foto de 17 de maio de 1888, de Antonio Luiz Ferreira, mostra um semblante muito parecido ao de Machado próximo à corte real à Princesa Isabel. Cerca de 30 mil pessoas estavam no evento, que ocorreu no Campo de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

“Se a imagem que aparece na foto não for de Machado, é de alguém muito parecido”, diz Eduardo Assis Duarte, doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (USP) e professor da Faculdade de Letras da UFMG.

O romancista, um dos maiores do Brasil, é muito criticado por sua suposta omissão ao não denunciar explicitamente em sua extensa obra literária a brutalide presente na escravidão no Brasil.

O estudioso que confirmou a identificação de Assis disse que o escritor tem uma “atitude mais ou menos esquiva na hora da foto, em que praticamente só o rosto aparece, dando a impressão de que procurou se esconder, mas sem conseguir realizar sua intenção totalmente”. A fala foi dada ao site da Brasiliana Fotográfica, que divulgou o arquivo.

“Atitude esta plenamente coerente com o jeito encolhido e de caramujo que sempre adotou em público, uma vez que dependia do emprego público para viver e eram muitas as perseguições políticas aos que defendiam abertamente o fim da escravidão”, interpretou Eduardo Duarte.

Duarte lembra ainda que biografia de Machado já relatava um almoço do escritor com José do Patrocínio, este sim, um grande líder abolicionista, logo após a missa. O relato se faz presente na página 125 de Vida e Obra de Machado de Assis, de Magalhães Júnior.

“Antonio Luiz Ferreira presenteou a princesa Isabel com 13 fotos de acontecimentos em torno da Abolição. Essas fotos fazem parte da Coleção Princesa Isabel que se encontra em Portugal, conservada por seus descendentes”, informa o Brasiliana Fotográfica.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.