Médicos cubanos viajam para Serra Leoa para lutar contra o ebola

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 11h58

Havana, 2 out (EFE).- Um grupo de 165 médicos e enfermeiros cubanos partiram rumo a Serra Leoa como parte da primeira brigada que Cuba envia para combater o ebola na África, antes de mandar também voluntários para Libéria e Guiné, informou nesta quinta-feira a imprensa oficial do país caribenho.

A delegação é formada por 63 médicos e 102 enfermeiros com mais de 15 anos de trabalho, que em sua maioria têm experiência como voluntários de saúde em outros países e muitos deles na África.

Os profissionais de saúde se encontraram no aeroporto antes de partir com o presidente cubano, Raúl Castro, cujo Governo se comprometeu com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em ajudar na luta contra o ebola na África Ocidental com o envio de profissionais médicos.

Segundo informação oficial, Cuba também enviou os chefes das brigadas médicas que mandará para a Libéria e Guiné “como antecipação” para “criar as condições para a chegada de colaboradores cubanos a ambos os países”.

Na semana passada Cuba aumentou para 461 o número de seus profissionais que combaterão o ebola e incluiu esses dois países em sua ajuda, que inicialmente só estava prevista para Serra Leoa, onde já tinha uma brigada de 23 agentes de saúde.

O Ministério da Saúde Pública cubano assegurou que um total de 15 mil profissionais estão preparados para se somar à campanha contra o vírus do ebola. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.