Milhares de ciclistas percorrem Bangcoc no 83° aniversário da rainha Sirikit

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2015 14h19

Bangcoc, 16 ago (EFE).- Milhares de ciclistas percorreram neste domingo as ruas de Bangcoc em homenagem à rainha consorte Sirikit da Tailândia por ocasião do 83° aniversário da soberana que está há mais tempo no poder.

Liderada pelo príncipe herdeiro Vajiralongkorn, a marcha ciclística de 42 quilômetros foi transmitida pelas televisões locais, que também mostraram percursos similares organizados em diferentes cidades do país.

Nascida em 12 de agosto de 1932 no seio de uma família nobre, a rainha Sirikit conheceu a rei Bhumibol em Paris, onde seu pai era embaixador da Tailândia, e se casou com ele pouco antes da entronização em 1950 do monarca.

O casal tem quatro filhos: o príncipe Vajiralongkorn e as princesas Ubolratana, Sirindhorn e Chulabhorn, que protagonizam atualmente os principais atos sociais da agenda real devido à avançada idade de seus pais.

A rainha Sirikit reduziu quase drasticamente suas aparições públicas após sofrer em 2012 um derrame cerebral.

O rei Bhumibol, de 87 anos e que está há 69 anos no cargo -o chefe de Estado que está há mais tempo no cargo no mundo-, necessita de contínuos cuidados que exigem com frequência sua hospitalização.

As últimas vezes que o monarca foi atendido foram por conta de excesso de fluído no cérebro e dificuldades respiratórias, das quais segundo os meios de comunicação oficiais se recuperou, mas é mantido internado em um centro médico de Bangcoc.

Embora a Tailândia seja um país de arrasadora maioria budista, A monarquia é venerada no país quase como um dom divino; nono soberano da dinastia Chakri, o rei Bhumibol é considerado por muitos como uma encarnação do deus hindu Vishnu. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.