Mulher mais velha de Porto Rico morre aos 118 anos

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

San Juan, 2 mai (EFE).- A mulher mais velha de Porto Rico, María Mojica Torres, morreu aos 118 anos em sua casa em Toa Baixa, município situado no litoral norte da ilha, onde nasceu em 1895, quando o território caribenho ainda pertencia à Espanha.

A Prefeitura de Toa Baixa informou nesta sexta-feira à Agência Efe que María morreu na noite de ontem, embora não tenha detalhado as causas exatas.

Apesar de ter nascido três anos antes que Misao Okawa, a mulher mais velha do mundo pelo livro Guinness dos Recordes, que completou 116 anos neste ano, a porto-riquenha nunca assumiu oficialmente esse posto por não ter como corresponder às exigências da organização.

María, que tinha 3 anos no momento em que os Estados Unidos invadiram Porto Rico, nasceu no município vizinho de Toa Alta no dia 2 de maio de 1895, embora afirmasse ter nascido antes dessa data.

Nos últimos anos de sua vida, María vivia com uma sobrinha, Rita Mojica, que costumava comentar que sua tia mantinha um bom apetite e, apesar da idade, não resistia a um “mofongo”, prato típico a base de bananas verdes fritas.

Em suas últimas entrevistas, a porto-riquenha costumava dizer que a receita para longevidade era o bom humor e a alimentação, especificando que sua dieta, além de “mofongo”, incluía arroz com feijão, frutas secas, verduras e frutas.

O velório da anciã, que durante anos foi cozinheira do ex-governador Carlos Romero Barceló, vai ser realizado hoje em seu domicílio, enquanto o enterro está previsto para tarde de amanhã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.