Jovens e treinador que sumiram em caverna na Tailândia são achados vivos

  • Por EFE
  • 02/07/2018 13h50 - Atualizado em 02/07/2018 14h03
EFE/Exército Real da Tailândia Membros de equipe de resgate tentam drenar água da caverna Tham Luang no parque de Khun Nam Nang Non, na Tailândia

Os 12 adolescentes e um técnico de futebol que estavam desaparecidos há nove dias em uma caverna na Tailândia com 10 quilômetros de extensão e dividida em várias passagens foram encontrados com vida, segundo autoridades locais.

O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, afirmou que os jovens, de 11 a 16 anos, que são de um time de futebol, e o treinador, de 26, estavam em uma área que não havia sido alagada no interior da caverna, que é sujeita a inundações, segundo a rede de televisão “PBS”.

Os trabalhos de busca na caverna, que fica no parque natural Tham Luang-Khun Nam Nang Noon, contaram com a participação de 1.300 pessoas e incluiu o exército tailandês e especialistas de Estados Unidos, Japão, China e Austrália, entre outros.

A maior dificuldade nas buscas foram as inúmeras estreitas passagens que estavam inundadas ao longo da caverna, que é a quarta mais extensa da Tailândia.

As equipes de resgate utilizaram 20 bombas de extração para reduzir o nível da água nas partes mais inundadas, mas o trabalho foi dificultado pelas fortes chuvas na região, além de problemas mecânicos nos próprios aparelhos.

Segundo a versão oficial, os jovens e o técnico entraram na caverna no dia 23 de junho após um treino, e pouco depois começou um temporal que inundou o trecho inicial, o que impediu que eles conseguissem sair.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.