Alemanha paralisa vendas de armas à Arábia Saudita e proíbe entrada de suspeitos de matar Khashoggi

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2018 14h12
EFE Khashoggi foi morto dentro de um consulado; ordem pode ter sido de príncipe saudita

A Alemanha paralisou todas as vendas de armas e equipamentos de defesa à Arábia Saudita, em reação ao assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (19) pelo governo, que também impediu a entrada no país de 18 sauditas supostamente envolvidos crime.

Em outubro, o governo alemão já havia impedido que novas autorizações para exportação de armamento fossem dadas pelo Ministério da Economia. Com a decisão desta segunda, a pasta adverte que toda a relação comercial para esse vim será revista.

Suspeitos são proibidos de entrar na Alemanha

O anúncio sobre a venda de armas aconteceu após o governo proibir a entrada de 18 cidadãos sauditas que estariam envolvidos na morte de Khashoggi. A ordem foi emitida pelo Ministério das Relações Exteriores e também teria sido assinada por França e Reino Unido.

“As circunstâncias em que aconteceu esse horrível crime ainda não foram esclarecidas de modo satisfatório”, disse Steffen Seibert, que é o porta-voz do governo da chanceler Angela Merkel. Entre os proibidos de entrar na Alemanha, estão 15 agentes sauditas que integraram o grupo que comandou o assassinato.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.