Antidepressivo em forma de spray nasal é aprovado por agência de medicamentos dos Estados Unidos

  • Por Jovem Pan
  • 07/03/2019 19h38
Divulgação/Janssen Janssen Usuário do remédio será monitorado e não poderá dirigir no dia em que spray for aplicado

A agência de medicamentos dos Estados Unidos aprovou o lançamento de um spray nasal apresentado como útil ao tratamento da depressão. O produto contém esketamina, uma droga dissociativa, que funciona como uma espécie de anestésico em seres humanos.

O remédio será comercializado com o nome de Spravato e é fabricado pela Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, e contém moléculas cujas propriedades antidepressivas ainda não são bem compreendidas. As informações dão do New York Times.

Cerca de 16 milhões de adultos sofrem com a doença nos Estados Unidos e os tratamentos medicamentosos têm efeito lento e nem sempre fazem efeito. Um dos remédios mais comuns até agora é o Prozac, administrado em cápsulas. A novidade é o spray de uso nasal.

No território norte-americano, a ideia da agência é a esketamina seja coberta por planos de saúde – os remédios mais usados no tratamento da depressão geralmente não têm regulamentação para genéricos e são bastante caros no país.

Os efeitos colaterais da nova droga foram considerados mais amenos, por estudiosos. As doses, contudo, só poderão ser ministradas inicialmente em consultórios médicos ou clínicas, com monitoramento por duas horas do paciente, que também não pode dirigir na data.

Números

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, que já tem mais de 7 bilhões de habitantes. Casos mais graves podem terminar em casos de suicídio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.