Após alerta de tsunami, tremor de magnitude 6,3 graus sacode região ao norte da Nova Zelândia

  • Por Jovem Pan
  • 16/06/2019 09h33
WikimediaTerremoto atingiu as ilhas Kermadec, na Nova Zelândia

Um terremoto de magnitude 6,3 graus na escala Richter sacudiu neste domingo (16) as ilhas Kermadec, um arquipélago da Nova Zelândia no Pacífico, horas depois que outro tremor de 7,2 graus obrigou as autoridades a emitir um alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que vigia a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro do terremoto a 35 quilômetros de profundidade sob o leito marinho.

O mesmo órgão localizou o tremor a 880 quilômetros a nordeste de Whangarei e a 908 quilômetros ao norte de Tauranga, ambas localidades situadas ao norte da ilha do norte da Nova Zelândia.

O terremoto aconteceu na mesma região que horas antes foi sacudida por outro tremor de 7,2 graus – rebaixado após uma avaliação preliminar de 7,4 graus – que levou as autoridades de defesa civil da Nova Zelândia a emitir um alerta de tsunami.

O alerta foi cancelado dez minutos depois, da mesma forma que outro emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico que, no entanto, alertou sobre oscilações do nível do mar perto do epicentro.

*Com EFE