Após críticas de Macron, Bolsonaro convida francês para visitar a Amazônia

O encontro informal ocorreu após uma verdadeira batalha de informações e contrainformações sobre a reunião entre os dois presidentes

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 08h25
Agência EFE O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta sexta-feira (28) com o presidente francês, Emmanuel Macron, durante a cúpula do G20 no Japão O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta sexta-feira (28) com o presidente francês, Emmanuel Macron, durante a cúpula do G20 no Japão

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta sexta-feira (28). O encontro informal ocorreu após a presidência anunciar uma reunião bilateral e ela ser desmarcada.

Bolsonaro convidou o francês para visitar a Amazônia e sinalizou que o Brasil vai continuar no Acordo do Clima de Paris. Na quinta-feira (27), Macron havia ameaçado não assinar nenhum tratado comercial com o Brasil, caso Bolsonaro deixasse o tratado.

Houve uma verdadeira batalha de informações e contrainformações sobre a reunião entre os dois presidentes. Quando ela ainda estava confirmada na agenda do brasileiro, a imprensa e assessoria francesas afirmaram que não havia previsão de um encontro bilateral de Macron com Bolsonaro.

Pouco depois, o encontro foi oficialmente cancelado pelo lado brasileiro. No final do dia, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, afirmou que na verdade o time de Macron tentou mudar a bilateral para um encontro às 23h da quinta, 27, o qual Bolsonaro teria rejeitado.

O cancelamento da reunião havia sido informado pela assessoria do Planalto, logo na sequência de críticas feitas por Macron à política ambiental de Bolsonaro. Horas depois, no entanto, os dois se reuniram.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.