Após renúncia de Shanahan, Trump nomeia nova cúpula do Pentágono

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2019 12h20
EFE Trump escolheu novos integrantes da cúpula do Pentágono

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, nomeou a nova cúpula do Pentágono, que agora será liderado por Mark T. Esper, até então secretário do Exército.

Além de Esper, Trump nomeou David L. Norquist como “número dois” do Pentágono e Ryan D. McCarthy como novo secretário do Exército.

Trump já havia adiantado sua intenção de nomear Esper como novo chefe do Pentágono na última terça-feira, quando anunciou que Patrick M. Shanahan, interino após a renúncia de James Mattis, retiraria sua candidatura para ocupar o cargo de forma permanente por motivos pessoais.

Esper é um civil com vasta experiência no setor privado que se formou na Academia Militar de West Point na mesma classe que o secretário de Estado, Mike Pompeo, e lutou como soldado de infantaria durante a Primeira Guerra do Golfo.

Em 2017, Trump o nomeou como secretário do Exército, cargo para o qual foi confirmado no Senado por 89 votos a favor e 6 contra.

Norquist, por outro lado, é um funcionário que tem se dedicado à gestão financeira, principalmente no Departamento de Defesa, e desde janeiro do ano passado ele tem atuado provisoriamente na função de “número dois” do Pentágono.

McCarthy, no final, serviu como subsecretário do Exército (“número 2” de Esper) e, antes de ingressar no governo, trabalhou para a Lockheed Martin, outra grande empreiteira do Pentágono.

Mattis deixou a liderança do Pentágono no final de 2018 após meses de divergências com Trump, cuja gestão criticou na sua carta de despedida do Departamento.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.