Chapa de Cristina Kirchner impõe derrota a Macri nas primárias da Argentina

  • Por Jovem Pan
  • 12/08/2019 07h11
EFE Macri reconheceu derrota nas eleições primárias realizadas no país antes mesmo da divulgação dos primeiros resultados provisórios

A chapa da Frente de Todos, formada por Alberto Fernández e pela ex-presidente Cristina Kirchner, impôs uma dura derrota ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, nas eleições primárias realizadas neste domingo (11), de acordo com os resultados preliminares divulgados pelo Ministério do Interior.

Com 80,35% das urnas apuradas, Fernández e Cristina, candidata à vice-presidência, obtiveram 47,1% dos votos, uma vantagem de quase 15 pontos percentuais em relação a Macri, da coalizão Juntos pela Mudança, que tem 32,48%. Na terceira posição vem o ex-ministro Roberto Lavagna, do Consenso Federal, com 8,41%.

Como as principais coligações já definiram suas chapas para a eleição presidencial, as primárias servem como um teste para o primeiro turno do pleito, marcado para ocorrer no próximo dia 27 de outubro. Ficarão de fora da disputa pela Casa Rosada os candidatos que não conseguirem hoje 1,5% dos votos.

Além das três candidaturas citadas, estão superando a barreira Nicolás del Caño, representante da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores, com 2,86% dos votos, e Juan Goméz Centuríon, da Frente Nos, com 2,24%. As outras dez coalizões e partidos que apresentaram chapa estariam, por enquanto, de fora das eleições gerais.

Nestas primárias, os argentinos também votaram para governador. Na província de Buenos Aires, que concentra 37% do eleitorado do país, o kirchnerista Alex Kicillof venceu com 49,2% dos votos, segundo os resultados provisórios, superando com folga a governista María Eugenia Vidal, que tenta a reeleição, e ficou com 32,7%.

Macri reconhece derrota

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, reconheceu derrota nas eleições primárias realizadas no país antes mesmo da divulgação dos primeiros resultados provisórios da votação pelo Ministério do Interior, no domingo (11).

“Tivemos uma eleição ruim e isso nos obriga, a partir de amanhã, a redobrar os esforços para que em outubro consigamos o apoio necessário para continuar com a mudança”, disse Macri em um breve pronunciamento no comitê de campanha da Juntos pela Mudança.

“Claramente estamos dando tudo pelo nosso querido país. Dói que hoje não tenhamos tido todo o apoio que esperávamos, mas, a partir de manhã, todos somos mais responsáveis que este país vá em frente. Portanto, é dormir e recomeçar a trabalhar amanhã de manhã”, disse Macri para seus simpatizantes.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.