Argentina: Macri congela preços para controlar inflação

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2019 14h57 - Atualizado em 17/04/2019 15h10
EFE/David Fernández EFE/David Fernández Inflação acumulada nos últimos 12 meses no país chegou a 54,7%

O governo de Mauricio Macri, da Argentina, anunciou nesta quarta-feira, 17, o congelamento de preços de 60 produtos básicos e uma contenção nas tarifas dos serviços públicos. A medida é uma tentativa de controlar a inflação no país, que acumula 54,7% nos últimos 12 meses. Na terça-feira, 16, o Banco Central da Argentina anunciou o congelamento da banda cambial para o peso até o fim de 2019.

Conforme documento publicado nesta quarta pelo governo argentino, a medida trata de um acordo entre o governo e as empresas com o objetivo de “aprofundar a luta contra a inflação e ajudar a reativar a economia”.

Entre os produtos que manterão seus preços sem aumentos durante seis meses estão azeite, arroz, farinhas, leite, iogurte e açúcar, entre outros. Também foram incluídos alguns cortes de carne bovina.

Já entre os serviços públicos que não sofrerão aumentos estão eletricidade, gás, transporte público e telefonia móvel. O governo argentino anunciou que não haverá aumento nesses serviços e que assumirá a diferença com algumas das empresas que os fornecem. Além disso, famílias que já recebem ajuda social terão acesso facilitado a crédito.

As medidas foram anunciadas semanas depois de ter sido registrado um aumento na pobreza no país no último ano como resultado da alta inflação – que só em março foi de 4,7% – e da queda da atividade econômica.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.