Às vésperas de sanções, Khamenei ataca EUA: São perdedores em 40 anos de confronto com Irã

  • Por Jovem Pan
  • 03/11/2018 14h57
Reprodução/Facebook ali-khamenei Para líder supremo iraniano, Trump fragiliza os Estados Unidos

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou neste sábado (3) que os Estados Unidos “estão perdendo o seu poder” e que foram os “perdedores” nos 40 anos de confronto entre os países. Na sexta-feira (2), Donald Trump usou a série “Game os Thrones” para se referir a novas sanções.

“Nesses 40 anos, o lado vencido foi o dos EUA, o vitorioso foi o do Irã. O motivo pelo qual os EUA são os perdedores é que esse país começou o ataque, mas não atingiu os seus objetivos”, disse Khamenei em discurso publicado em seu site oficial.

Segundo o líder iraniano, os norte-americanos promoveram uma “guerra militar e econômica” sem sucesso, com o objetivo de recuperar o domínio que tinham sobre o Irã até 1979, quando uma “revolução” derrubou o xá do poder.

“Os EUA de hoje são muito mais frágeis do que os de 40 anos atrás”, afirmou. Para ele, muito dessa perda de poder é causada pelo mandato presidencial de Trump. “O mundo se opõe a qualquer um de suas decisões, não só a população, mas também os governos.”

Em relação a nova rodada de sanções americanas, que começa em 5 de novembro, Khamenei declarou que as medidas ajudaram o Irá a fortalecer sua “autossuficiência”. Trump pertence atacar o comércio iraniano, especialmente de petróleo.

Contudo, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou que Washington permitirá – temporariamente – que oito países comprem petróleo do Irã sem que haja retaliação, como forma de “prêmio” pela diminuição das relações comerciais.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.