Blecaute deixa 11 estados da Venezuela sem luz; aliados de ditador falam em ‘sabotagem’ a usina

  • Por Jovem Pan
  • 07/03/2019 20h31
Reprodução/Twitter Apagão atingiu também Caracas, capital e centro dos poderes venezuelano

Uma apagão elétrico deixou sem luz pelo menos 11 estados da Venezuela, além da região administrativa que engloba Caracas – a capital do país -, nesta quinta-feira (7). O problema começou por volta das 17 horas no horário local (18h em Brasília).

Nas redes sociais, moradores dos estados de Carabobo, Miranda, Barquisimeto, Táchira, Cojedes, Mérida, Barinas, Vargas, Nova Esparta, Aragua e Zulia reclamavam do blecaute. Serviços de dados e voz de companhias telefônicas também foram afetados.

Em Caracas, o metrô parou de operar, obrigando passageiros a caminhar por longos trajetos. A Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) reagiu imediatamente e afirmou no Twitter que a geração de energia na hidrelétrica de Guri, a mais importante do país, foi sabotada.

“Isso é parte da guerra elétrica contra o Estado. Não permitiremos! Estamos trabalhando para restabelecer o serviço”, afirmou a estatal – cujos dirigentes são fiéis ao ditador Nicolás Maduro – na mensagem divulgada nas redes sociais.

O ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Luis Motta Domínguez, reforçou em entrevista à emissora estatal VTV que o problema ocorreu devido a “sabotagem” e previu que as equipes da Corpoelec vão demorar três horas para resolver a questão.

Funcionários pró-Maduro geralmente atribuem os problemas de falta de energia à oposição. Entretanto, o país sofre com problemas de gerenciamento e manutenção. A falta de energia tem se tornado um problema recorrente na Venezuela.

No início de fevereiro, a ditadura de Maduro denunciou dois supostos ataques contra usinas hidrelétricas, deixando na ocasião parte dos estados de Miranda e Anzoátegui sem luz. Em janeiro, uma desas sabotagens teria terminado com pessoas feridas.

Apesar de Maduro afirmar que as sabotagens provocam os cortes de energia, a oposição e especialistas alegam que a má gestão e a falta de investimento são as verdadeiras causas da crise. O colapso do setor elétrico tem, inclusive, causado várias mortes, segundo anunciaram médicos do país, em decorrência da falta de energia em diversos hospitais.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.