Bombeiros anunciam a extinção total do incêndio na catedral de Notre-Dame

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2019 07h15
EFE Bombeiros conseguiram controlar as chamas que destruíram a catedral de Notre-Dame

O incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, em Paris, foi completamente extinto, embora possa haver focos residuais que devem ser monitorados, anunciou, nesta terça-feira (16), o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Gabriel Plus.

“O fogo foi extinto em sua totalidade”, afirmou Plus, em entrevista aos jornalistas, antes de afirmar que “pode haver focos residuais” e que 100 bombeiros continuarão trabalhando o dia todo. Sua missão também será extrair, com a ajuda de especialistas, algumas obras de arte que não puderam ser removidas.

Os bombeiros calculam que o fogo se propagou por cerca de 1 mil m² do telhado, embora o objetivo estabelecido, que era preservar as torres Norte e Sul, tenha sido alcançado.

O ministro da Cultura, Franck Riester, descobriu que o incêndio destruiu dois terços do teto da catedral e, em particular, a agulha em cuja reconstrução estava sendo trabalhada e que aparece como o local onde provavelmente começaram as chamas.

“Ainda levaremos algumas horas para saber o verdadeiro estrago na estrutura”, disse Riester em entrevista à rádio “France Info”.

O ministro contou que o incêndio “a priori não é criminoso, e parece que o fogo começou no local onde estão os andaimes” colocados para a restauração do teto.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.