Boris Johnson toma posse como primeiro-ministro do Reino Unido

  • Por Jovem Pan
  • 24/07/2019 12h09 - Atualizado em 24/07/2019 12h23
EFE

O conservador Boris Johnson, artífice da campanha do Brexit, se tornou primeiro-ministro do Reino Unido nesta quarta-feira, em substituição de Theresa May.

Como determina a tradição, Johnson foi empossado pela rainha Elizabeth II em uma rápida audiência no palácio de Buckingham, em Londres, para onde previamente May também tinha se deslocado para comunicar sua saída.

O palácio divulgou uma fotografia na qual se pode ver Johnson em uma sala enquanto reverencia a rainha, que, vestida de azul, lhe estende a mão.

Após ser empossado pela rainha, que tem apenas um papel simbólico em uma monarquia parlamentar, Johnson se dirigiu à sua nova residência oficial, o número 10 da Downing Street, para pronunciar um discurso inaugural e começar designar seu gabinete de ministros.

Antes de Johnson, a rainha recebeu a agora ex-primeira-ministra May, que lhe comunicou sua saída da residência oficial de Downing Street e recomendou seu colega para a chefia de governo.

Johnson se transforma assim no 14º primeiro-ministro que governa o Reino Unido durante o reinado de Elizabeth II, de 93 anos, que começou seu reinado em 1952, quando o chefe do governo era o também conservador Winston Churchill.

May apresentou sua renúncia no último dia 7 de junho devido ao seu fracasso na gestão do Brexit, depois que o parlamento rejeitou três vezes o acordo que negociou com a União Europeia (UE).

Johnson, de 55 anos, centrou sua campanha entre os conservadores na promessa de que o Reino Unido deixará o bloco europeu a todo custo na data prevista de 31 de outubro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.