Boris Johnson vence mais uma primária na disputa à sucessão de May

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2019 15h48
FACUNDO ARRIZABALAGA/EFE EFE Ex-prefeito de Londres recebeu 126 votos, enquanto o segundo colocado, o ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, somou 46

Na segunda votação das primárias para a escolha do líder do Partido Conservador Britânico e futuro primeiro-ministro do Reino Unido, o ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, confirmou o favoritismo e venceu entre os correligionários. A disputa para suceder a premiê Theresa May aconteceu nesta terça (18).

Johnson recebeu 126 votos dos deputados “tories”, enquanto o segundo colocado, o ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, somou 46.

Os parlamentares conservadores escolherão nesta semana em sucessivas votações, entre quarta e quinta-feira, dois finalistas, que serão submetidos à eleição por correio entre os cerca de 160 mil filiados do Partido Conservador, um processo que terá o resultado revelado no final de julho.

Além de Johnson e Hunt, ainda são candidatos o ministro de Meio Ambiente, Michael Gove, que hoje somou 41 votos, o titular de Desenvolvimento Internacional, Rory Stewart, com 37, e o de Interior, Sajid Javid, com 33.

Stewart, o candidato mais moderado com relação ao Brexit e o único que se opõe a uma ruptura não negociada com a União Europeia (UE), superou as expectativas ao passar do corte da segunda votação.

Já o ex-ministro do Brexit, Dominic Raab, foi eliminado da disputa por não ter atingido 10% dos apoios.

Na primeira eleição, na semana passada, o ministro de Desenvolvimento Internacional tinha sido o menos respaldado dos candidatos que seguiram adiante, com 19 apoios.

O “tory” que vencer as primárias da legenda herdará, além disso, o cargo de primeiro-ministro britânico.

A líder conservadora anunciou a intenção de renunciar no final de maio, depois que o parlamento rejeitou em três ocasiões o acordo do Brexit que tinha negociado com Bruxelas.

Johnson, o favorito para ser o próximo chefe do governo, assegura que, se ocupar o escritório do número 10 da Downing Street, fará com que o Reino Unido abandone a UE em 31 de outubro – data limite para ratificar um pacto – mesmo que os termos de saída não tenham sido aprovados.

Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.