Brasil e EUA se comprometem a reduzir barreiras comerciais e de investimento

  • Por Jovem Pan
  • 19/03/2019 19h09 - Atualizado em 19/03/2019 19h10
EFE Presidentes se reuniram nesta terça-feira em Washington, capital dos EUA

A Casa Branca divulgou nesta terça-feira (19) um comunicado conjunto sobre a visita do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, aos Estados Unidos. No texto, o governo norte-americano indica que os dois países concordaram em reduzir barreiras comerciais e de investimentos. Bolsonaro e Donald Trump se reuniram mais cedo, em Washington.

Entre as barreiras a serem reduzidas estão a importação pelo Brasil de 750 mil toneladas de trigo americano com “tarifa zero” de impostos e o estabelecimento de bases científicas para a importação de carne suína produzida nos EUA.

Os americanos, por sua vez, concordaram em marcar uma visita técnica para avaliar as condições sanitárias da carne bovina brasileira para exportação. Foi anunciada também a criação de um fundo de US$ 100 milhões para investimento na Amazônia.

OMC e OCDE

Os EUA concordaram também, de acordo com o comunicado, em apoiar a iniciativa brasileira de entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em troca, Bolsonaro concordou em deixar de buscar tratamento especial em demandas na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Quanto à questão da isenção de visto para americanos, Donald Trump ofereceu como contrapartida tomar os passos necessários para que o Brasil entre no programa de “viajante confiável” do Departamento de Segurança Interna.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.