Brexit: Reino Unido e União Europeia chegam a proposta de acordo final

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2018 18h05
EFE/EPA/ANDY RAIN Caso seja aprovada, a retirada do Reino Unido deve acontecer em 29 de março de 2019

Nesta terça-feira (13), o governo do Reino Unido chegou a uma proposta de acordo final com a União Europeia a respeito da saída do país do bloco – caso conhecido como Brexit. Esse acordo – segundo eles, de “nível técnico – deve ser apresentado na quarta (14) pela premiê Theresa May ao seu gabinete para, nos próximos dias, ser votado pelo parlamento.

Segundo o jornal The Guardian, o documento principal tem mais de 400 páginas de texto. Caso seja aprovada, a retirada do Reino Unido deve acontecer em 29 de março de 2019.

O principal entrave que impede a definição de um acordo é o chamado “backstop” da Irlanda do Norte, uma política de segurança econômica para evitar o retorno dos controles aduaneiros na fronteira entre a própria Irlanda do Norte, integrante do Reino Unido, e a Irlanda, membro da UE, caso um tratado comercial não seja feito a tempo.

“A primeira-ministra disse diversas vezes que, se o backstop for usado, e nós não queremos que o seja, será certamente algo temporário e indefinido”, disse o ministro-chefe do Gabinete, David Lidington, que votou em 2016 para o Reino Unido permanecer na União Europeia. Mas o acordo dificilmente mudará a crescente oposição contra May.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.