Brexit: Trump diz que não pagaria US$ 50 bi para deixar a União Europeia

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2019 13h55
EFE/EPA/NEIL HALL "Se você não consegue o acordo que deseja, um acordo justo, é melhor sair fora", opinou o presidente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que se estivesse à frente do Reino Unido não pagaria US$ 50 bilhões para deixar a União Europeia. “É um número muito grande. Eu não pagaria”, afirmou em entrevista ao jornal “Sunday Times” publicada neste domingo (2).

Para Trump, o Reino Unido deveria deixar as negociações se não conseguir avançar e obter melhores condições. “Se você não consegue o acordo que deseja, um acordo justo, é melhor sair fora”, completou.

O presidente, que inicia nesta segunda-feira (3) uma visita à região, comentou ainda que os EUA têm potencial para ser um “incrível parceiro de comércio”.

“Estamos fazendo relativamente pouco em comparação ao que podemos fazer com o país, que é muito mais do que com a União Europeia”, declarou, acrescentando que seu governo vai trabalhar para que um acordo entre as duas nações ocorra “muito, muito rápido”. “Seria uma grande vantagem para o Reino Unido. Uma das vantagens do Brexit é (o Reino Unido) poder negociar com o país número 1 de longe (do mundo, em termos econômicos, ou seja, os EUA).”

Trump também confirmou que sugeriu à primeira-ministra, Theresa May, que cobrasse da União Europeia pelos prejuízos gerados pelo bloco. “Eu colocaria na mesa aqueles erros provocados pela UE, que custaram muito ao Reino Unido, em termos de dinheiro e danos, seja na forma de litígio ou demanda, mas eles (negociadores britânicos do Brexit) escolheram não fazer isso. É muito difícil”, concluiu.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.