Campanha online quer arrecadar mais de US$30 mi para levantar muro entre EUA e México

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2019 16h55
Reprodução/Wikipédia Reprodução/Wikipédia Até o momento, foram arrecadados cerca de US$ 24 milhões em doações privadas, segundo os organizadores

Uma organização americana criou uma campanha de arrecadação nas redes sociais para construir novos trechos do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. A “We Build The Wall” (“Nós Construímos o Muro”, em inglês) pretende angariar mais de US$ 30 milhões, segundo os responsáveis.

A transmissão do programa, chamado Wall-A-Thon, será feita em Sunland Park, no estado do Novo México, onde no final de maio deste ano foi anunciada a construção do primeiro trecho – de cerca de um quilômetro – de cerca fronteiriça financiada com verba privada.

“Será uma celebração de nossa conquista histórica com o primeiro trecho do muro”, disse Brian Kolfage, veterano de guerra que iniciou a campanha através da plataforma GoFundMe em dezembro deste ano.

De acordo com o site da organização, conhecida pela dura postura contra imigrantes ilegais, até o momento foram arrecadados cerca de US$ 24 milhões em doações privadas.

Nos próximos três dias, o grupo contará com vários convidados que participarão do programa, entre eles Steve Bannon, ex-assessor do presidente Donald Trump, e Kris Kobach, ex-secretário de Estado do Kansas e autor da lei antiimigração no Arizona SB1070.

Os participantes terão a oportunidade de “comprar” anúncios publicitários que serão colocados neste muro, cuja construção começou devido aos problemas de Trump para realizar uma de suas principais promessas eleitorais, diante da recusa do Congresso de liberar verbas.

A construção do primeiro trecho do muro no Novo México foi repleta de polêmicas. Na semana passada, por exemplo, a Comissão Internacional de Limites e Águas (IBWC) ordenou ao We Build The Wall para que mantenha a porta da cerca fronteiriça aberta ao livre trânsito de pessoas por tempo indeterminado.

Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.