Caso de ebola é detectado próximo à fronteira de Congo com Uganda

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2018 11h17
#ISurvived Ebola/Flickr O caso foi detectado na cidade de Beni em um dos bairros em que a população mais resiste aos cuidados médicos

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) informou sobre um caso confirmado de ebola em uma cidade localizada a apenas 100km da fronteira com Uganda.

O caso, localizado na zona de Tshomia, perto do fronteiriço Lago Alberto, é o mais próximo à fronteira com o país vizinho detectado desde que foi declarado o surto, que afeta as províncias de Kivu do Norte e Ituri.

O caso foi detectado na cidade de Beni em um dos bairros em que a população mais resiste aos cuidados médicos.

“Depois da morte e do enterro não seguro de uma mulher em Ndindi, uma parte de sua família rejeitou a colaboração das equipes da resposta, o que provocou mais casos confirmados e mortes nessa família”, indicou o Ministério, que garantiu que os contagiados se “esconderam ou fugiram para outras zonas do país”.

As autoridades sanitárias desdobraram uma equipe de atendimento à zona afetada e as vias de comunicação tanto com Uganda como com o resto de regiões seguem sob um forte controle para evitar a propagação da doença.

O surto de ebola no nordeste da RDC já causou 68 mortes confirmadas pela doença, em 147 casos (116 confirmados e 31 prováveis).

Trata-se do segundo surto de ebola na RDC em um ano, depois do declarado na província de Equador, e o mais letal da última década no país, onde a doença é endêmica.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.