Chega a 716 o número de feridos após terremoto de 6,4 graus atingir Irã

  • Por Jovem Pan
  • 26/11/2018 17h02
Reprodução/Google Maps Epicentro do abalo sísmico foi registrado na província de Kermanshah

O governo do Irã contabilizou 716 pessoas feridas nesta segunda-feira (26), um dia depois de o país ser atingido por um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter. O epicentro do abalo foi registrado na província de Kermanshah, perto da fronteira com o Iraque.

Do total de feridos, 33 continuam internados. Até o momento, não há o registro de mortes. Em entrevista, o governador da província, Houshang Bazvand, explicou que a maior parte das pessoas foi atendida no próprio local do terremoto e não há falta de água, luz ou gás.

Equipes de ajuda e cães farejadores foram enviados ao local e mais de 14 mil tendas foram distribuídas para a população desabrigada. Nesta segunda, o governo anunciou o fechamento de todas as escolas e universidades de Kermanshah.

Epicentro

O tremor foi registrado às 20h07 de domingo (25), no horário local (14h37 em Brasília), a sete quilômetros de profundidade. O epicentro foi a 17 quilômetros da cidade Sar Pol-e Zahab, onde foi contabilizado o maior número de feridos.

Em 12 de novembro de 2017, outro abalo sísmico de 7,3 graus devastou a mesma região. Mais grave, deixou 620 mortos e 12 mil feridos. Desde então, grande parte da população local vive em tendas e casas pré-fabricadas, já que prédios ainda estão em construção.

Atividade sísmica

O Irã – 18º maior país do mundo e com população de 75 milhões de pessoas – tem grande atividade sísmica. A movimentação de placas tectônicas gerou terremotos graves. Os mais destruidores foram em dezembro de 2003 (31 mil mortos) e junho de 1990 (37 mil).

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.