China anuncia plano para impulsionar consumo e acelerar economia

  • Por Jovem Pan
  • 06/06/2019 09h16 - Atualizado em 06/06/2019 09h16
Pixabay Bandeira da China Pequim também irá promover pesquisa, desenvolvimento e vendas de celulares com tecnologia 5G

O governo chinês divulgou, nesta quinta (6), um plano para aumentar o comércio de carros, eletrodomésticos e eletrônicos. A medida faz parte de um conjunto de esforços para conter a desaceleração da economia do gigante asiático.

O país vai “se concentrar em remover quaisquer barreiras que possam restringir o consumo”, afirmou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, pela sigla em inglês), principal agência de planejamento econômico chinesa, em documento destinado a promover o consumo até 2020.

Todos os governos locais estão proibidos de impor novas restrições a compras de automóveis, segundo o plano, que foi divulgado em conjunto com o Ministério do Comércio e o órgão de supervisão ambiental.

Atuais restrições para compras de carros movidos a energia renovável serão suspensas, afirmou a NDRC, e o governo ajudará empresas a reduzir custos.

Pequim também irá promover pesquisa, desenvolvimento e vendas de celulares com tecnologia 5G, de acordo com o plano.

As medidas do governo vêm num momento em que a economia chinesa enfrenta obstáculos relacionados às crescentes tensões comerciais com os Estados Unidos.

Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.