Cientistas detectam maior colisão de buracos negros já observada

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2018 09h44
Universidade Nacional da Austrália Cientistas detectaram as ondas gravitacionais que resultaram na maior colisão de buracos negros já observada Colisão criou um novo buraco negro, 80 vezes maior do que o Sol

Cientistas detectaram as ondas gravitacionais que resultaram na maior colisão de buracos negros já observada — essa, por sua vez, criou um novo buraco negro, 80 vezes maior do que o Sol.

“Este evento também teve os buracos negros girando na mais alta velocidade em todas as fusões observadas”, disse Susan Scott, física da Universidade Nacional da Austrália. “É também, de longe, a fusão mais distante que já foi observada”, continuou.

As ondas gravitacionais, cuja existência foram previstas na ciência por Albert Einstein há um século. Elas são vibrações do espaço-tempo que produzem alguns dos fatos mais violentos do Universo — como explosões de estrelas — , que geram enormes quantidades de energia.

Esta e outras três fusões de buracos negros foram detectadas por uma equipe internacional envolvendo o Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e da Universidade Nacional da Austrália.

A identificação foi realizada no dia 29 de julho do ano passado, a mais de 9 bilhões de anos-luz.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.