Com 55 km, China inaugura maior ponte do mundo em mar aberto

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2018 12h04
EFE A obra de infraestrutura começou em 2009 e facilitará a conexão entre estas cidades em um tempo estimado de 40 minutos

O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou nesta terça-feira a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao, um projeto que sofreu com anos de atraso e altos custos e que representa mais um passo para integrar as regiões de Hong Kong e Macau com a China continental.

Xi comandou a cerimônia de inauguração ao lado dos principais líderes das três cidades que serão conectadas pela ponte de 55 km, considerada o maior viaduto do mundo em mar aberto.

A obra de infraestrutura começou em 2009 e facilitará a conexão entre estas cidades em um tempo estimado de 40 minutos, através de uma série de pontes e túneis. Com um custo estimado de mais de US$ 15 bilhões e que devia ser inaugurada em 2016,  ela servirá para garantir o plano da China de transformar o Delta do Rio das Pérolas em um centro tecnológico e industrial importante para o país.

“Ela proporcionará aos moradores destes lugares uma maior troca econômica e comercial, além de melhorar a competitividade do Delta do Rio das Pérolas”, disse o vice-primeiro-ministro chinês Han Zheng, na cerimônia de inauguração realizada na cidade de Zhuhai.

A abertura da ponte acontece um mês depois da inauguração, em Hong Kong, do trem de alta velocidade que, pela primeira vez, conecta a ex-colônia britânica com a rede ferroviária chinesa.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.