Confronto na Venezuela deixa 69 feridos

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2019 19h06
CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS Juan Guaidó convocou o povo a ocupar as ruas num ato que chamou de "Operação Liberdade"

Pelo menos 69 pessoas ficaram feridas no confronto desta segunda-feira, 30, na Venezuela. O autodeclarado presidente interino do país, Juan Guaidó, convocou o povo a ocupar as ruas num ato que chamou de “Operação Liberdade”. Entre as vítimas, estão feridos por tiros de chumbo e por arma de fogo.

O ponto mais grave dos conflitos aconteceu quando um veículo das Forças Armadas avançou sobre um grupo de pessoas. O episódio foi flagrado por emissoras de TV locais.

O ministro de Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, disse que, se necessário, as Forças Armadas utilizariam armas para conter o ‘golpe militar’.

O Palácio do Planalto informou nesta tarde que 25 militares venezuelanos pediram asilo à embaixada brasileira. O presidente da República, Jair Bolsonaro, aceitou a solicitação dos agentes.

Diversos países se manifestaram em relação ao episódio desta tarde. Os Estados Unidos exaltaram a tentativa da oposição de derrubar o regime de Maduro e anunciaram um alívio de sanções econômicas e diplomáticas àqueles que apoiarem Juan Guaidó.

Sebastian Piñera, do Chile, seguiu a posição dos americanos. Na Argentina, Mauricio Macri falou sobre as consequências da crise venezuelana e defendeu a oposição.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, fez um apelo para os militares se juntarem a Guaidó.

Evo Morales, da Bolívia, e Miguel Díaz-Canel Bermúdez, de Cuba, chamaram os manifestantes de traidores.

Já a União Europeia pediu novas eleições no país, apelo que já tinha feito diversas vezes.

Com EFE

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.