Coreia do Norte retira 636 minas de fronteira, diz ministro sul-coreano

  • Por Jovem Pan
  • 12/11/2018 15h07
Wikimedia Commons A remoção de minas, anunciada pela Coreia do Sul, faz parte de acordo militar entre os países vizinhos

A Coreia do Norte retirou 636 minas terrestres de um vilarejo fronteiriço, segundo revelou nesta segunda-feira (12) o ministro da Defesa sul-coreano, Jeong Kyeong-doo. A remoção terminou em 20 de outubro e faz parte de acordo militar assinado em setembro entre os países vizinhos.

“Não foram encontradas minas terrestres em nossa região”, disse Jeong durante Assembleia Nacional. O material ficava perto da Área de Segurança Conjunta. O ministro também informou que os países concluíram a retirada 11 postos de guarda nas fronteiras.

O custo da implementação do acordo entre pode chegar a mais de R$ 30 milhões apenas para o país Sul, pelas contas do governo. Cada uma das Coreias manterá um posto de segurança nas regiões de fronteira.

“A demolição irreversível dos postos de guarda é a medida mais tangível e simbólica para prevenir fundamentalmente os confrontos acidentais entre Coreia do Sul e Coreia do Norte e gerar confiança”, disse o general sul-coreano Kim Yong-woo durante uma inspeção.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.