Facebook: 540 milhões de dados de usuários ficam expostos em servidor

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2019 19h49 - Atualizado em 04/04/2019 18h27
Pixabay Dados continham curtidas, fotos, eventos e até informações de reserva de voos

Cerca de 540 milhões de dados de usuários do Facebook ficaram expostos em servidores do serviço da Amazon na nuvem sem qualquer tipo de senha para protegê-los. A revelação foi feita nesta quarta-feira, 3, pela empresa de cibersegurança UpGuard.

Em nota, a companhia afirma que os dados, requisitados por desenvolvedores de aplicativos para o Facebook, continham curtidas, comentários, fotos, músicas, informações sobre amigos, eventos e até reservas de voos e hotéis.

A maior parte foi colocada no servidor pela empresa Cultura Criativa, que tem sede no México, segundo a UpGuard.

“Os dados sobre os usuários do Facebook se espalharam muito além dos limites que o Facebook pode controlar hoje. Combine essa plenitude de dados pessoais com tecnologias de armazenamento de dados que são muitas vezes mal configuradas para o acesso público e o resultado é uma longa base de dados de usuários do Facebook que continuam a vazar”, escreveu a UpGuard em comunicado.

O Facebook informou que, após ser avisado, trabalhou com a Amazon para retirar as bases de dados e ressaltou o compromisso de atuar com os desenvolvedores para proteger os dados dos usuários da plataforma.

O novo vazamento de dados é apenas mais um capítulo nos escândalos de privacidade envolvendo a rede social. No ano passado, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, assumiu no Senado dos Estados Unidos a responsabilidade pelo uso inadequado de informações pela Cambridge Analytica e afirmou que a segurança é uma prioridade da empresa.

O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com 2 bilhões de usuários mensais. Além disso, a empresa é dona do WhatsApp e do Instagram, também utilizados por bilhões de pessoas.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.