‘Decepcionante’, diz Trump sobre reconstrução de base de mísseis norte-coreana

  • Por Jovem Pan
  • 07/03/2019 19h21
EFE Fotos de satélite mostram que o país começou a reconstruir a base que estava sendo desativada

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou, nesta quinta-feira, 7, como “decepcionante” o fato de a Coreia do Norte ter começado a reconstruir uma base de mísseis que estava sendo desabilitada.

A Coreia do Norte começou a desativar a base de Sohae em junho do ano passado, pouco depois da primeira cúpula entre Kim e Trump, mas fotos por satélite tiradas ontem mostram que o país começou a reconstruir a base do noroeste do país. As imagens mostram guindastes e veículos perto da plataforma de lançamento e na de teste de motores de mísseis.

Perguntado por um jornalista se estava decepcionado com os novos sinais de atividade nuclear na Coreia do Norte, Trump respondeu que as notícias divulgadas nos últimos dias eram “decepcionantes”.

Apesar de o regime norte-coreano não ter se comprometido a desmantelar Sohae por escrito, Trump afirmou que o próprio Kim prometeu que desativaria a base. O gesto foi visto como uma pré-disposição para avançar na desnuclearização do país.

O presidente norte americano disse que será possível saber se o diálogo com Kim Jong-un deu resultado em um ano.

“Veremos em breve. Saberemos o que vai acontecer em cerca de um ano”, disse Trump a jornalistas.

Os dois governos divulgaram versões diferentes sobre as propostas feitas nas reuniões que aconteceram em Hanói, no Vietnã. Trump decidiu encerrar a cúpula de forma abrupta, mas a Casa Branca afirmou que o presidente planeja se encontrar outra vez com o líder norte-coreano em breve.

 

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.