É preciso aguardar a implementação do acordo de desnuclearização, diz Aloysio Nunes

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/06/2018 12h38 - Atualizado em 12/06/2018 12h38
Edilson Rodrigues/Agência Senado Edilson Rodrigues/Agência Senado Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, afirma que o Brasil segue acompanhando as sanções impostas pelas Nações Unidas à Coreia do Norte

A reunião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, é importante em si, avaliou no final da manhã desta terça-feira, 12, ao Grupo Estado o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. “O encontro em si é importante, pois é uma situação que estava congelada desde 1953”, disse. “Espero que o degelo continue e chegue a um acordo de paz.”

Ele observou, porém, que é preciso aguardar para ver como evolui o acordo de desnuclearização. “Também precisa ver a reação dos vizinhos”, acrescentou. Para o chanceler, é cedo para ter uma avaliação clara dos impactos da reunião ocorrida em Cingapura.

O Brasil, disse ele, segue acompanhando as sanções impostas pelas Nações Unidas à Coreia do Norte. Mas, se elas vierem a ser levantadas, o País poderá elevar o nível de sua representação diplomática em Pyongyang. O Brasil tem lá uma embaixada, hoje sob a condução de um encarregado de negócios. O comércio do Brasil com a Coreia do Norte foi reduzida a praticamente zero por causa das sanções.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.