El Chapo é condenado em 10 acusações e pode ter prisão perpétua

  • Por Jovem Pan
  • 12/02/2019 17h28
EFE Narcotraficante Joaquín Mexicano é acusado de chefiar Cartel de Sinaloa, que leva cocaína aos Estados Unidos

O narcotraficante Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, foi condenado nesta terça-feira (12) em todas as 10 acusações feitas contra ele. Julgado em Nova York, nos Estados Unidos, ele pode ser condenado a prisão perpétua.

Entre as acusações, El Chapo foi condenado por conspiração internacional para distribuição de cocaína, metanfetaminas e maconha, além de uso de armas de fogo e lavagem de dinheiro. Doze jurados ouviram testemunhas e analisaram documentos do processo.

O acusado se recusou a prestar depoimento durante a própria defesa. Mexicano, ele é apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas do mundo e de ser o chefe do Cartel de Sinaloa, responsável por parte da cocaína enviada aos EUA.

El Chapo está preso em no Manhattan Correctional Center desde janeiro de 2017, mas ele nega as acusações. Detido várias vezes desde 1993, ele realizou fugas cinematográficas que envolveram autoridades de diversos países.

O narcotraficante foi preso pela última vez no México e deportado para ser julgado em território norte-americano. A idade dele é incerta, porque ele tem datas de nascimento diferentes em documentos: 61 e 63 anos, segundo os registros encontrados.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.