Em carta ao Parlamento, presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renuncia

  • Por Jovem Pan
  • 21/11/2017 14h06 - Atualizado em 21/11/2017 14h09
EFE/Aaron Ufumeli O presidente de 93 anos estava no poder desde 1980

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renunciou nesta terça-feira (21). O presidente de 93 anos estava no poder desde 1980.

Mugabe enviou uma carta ao parlamento dizendo que renunciou “para fazer uma transferência de poder tranquila”, destacando que a fez de forma voluntária.

A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara dos Deputados do país, Jacob Mudenda, enquanto o Parlamento debatia uma moção de censura contra o agora ex-governante, informa a imprensa local.

Manifestação nesta terça-feira

Nesta terça, centenas de pessoas se juntaram na porta do Parlamento do Zimbábue para pedir a saída do presidente do país, no mesmo dia em que começa a reunião sobre a moção de censura proposta pelo partido governante.

Com cartazes e bandeiras, os manifestantes mostraram rejeição à continuidade de Mugabe.

Organizações civis e grupos influentes, como a Associação Nacional de Veteranos da Guerra de Liberdade do Zimbábue (ZNLWA), convocaram os protestos depois que o presidente se esquivou da renúncia no domingo passado. Entre as pessoas que participavam do protesto estava o líder do principal partido da oposição do Zimbábue, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC-T), Morgan Tsvangirai.

“A cultura, as políticas e a tendência à violência do Zanu-PF (a União Nacional Africana de Zimbabué-frente Patriótico, o partido de Mugabe) devem acabar”, afirmou ele, segundo o portal “News24”.

*Com informações de Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.