Em carta vazada pela imprensa, papa faz críticas a Maduro por acordos não cumpridos

  • Por Jovem Pan
  • 13/02/2019 11h04 - Atualizado em 13/02/2019 11h12
EFE

O jornal italiano Corriere della Sera divulgou, nesta quarta (13), trechos de uma carta do papa Francisco ao ditador Nicolás Maduro, criticando o venezuelano por acordos não cumpridos por ele com a Santa Sé.

Segundo o artigo, Francisco lembra as repetidas tentativas solicitadas por Maduro e realizadas pela Igreja nos últimos anos para encontrar uma saída para a  crise venezuelana. “Infelizmente, todas foram interrompidas porque o que foi estabelecido nas reuniões não foi acompanhado por gestos concretos para implementar os acordos”, diz o pontífice na carta.

O papa argentino continua seu texto dizendo que as medidas, já consideradas no passado como “indispensáveis para que o diálogo se desenvolva de maneira frutífera e efetiva”, são mais necessárias do que nunca. Além disso, segundo o jornal italiano, o papa reitera “a necessidade de se evitar qualquer forma de derramamento de sangue” na região.

O porta-voz interino do Vaticano, Alessandro Gisotti, não quis comentar a publicação.

No avião de volta de sua visita aos Emirados Árabes Unidos, na última semana, Francisco falou sobre a relação com a Venezuela. “Para que haja uma mediação, é preciso vontade de ambas as partes. As condições iniciais são claras: que as partes a solicitem, sempre estamos disponíveis”.

Com Agência Efe

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.