Em cenário de crise, primeiro-ministro da Itália anuncia renúncia

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2019 11h59 - Atualizado em 20/08/2019 12h00
EFE Premiê disse que vai comunicar o presidente Sergio Mattarella

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou, nesta terça-feira (20), sua renúncia ao cargo. Em discurso no Senado, ele afirmou que o motivo do desligamento foi a “crise” com fim da coalizão entre os partidos Movimento Cinco Estrela e Liga.

“A crise em curso impede a ação deste governo, que se encerra aqui”, declarou o premiê, acrescentando que vai confirmar sua saída com o presidente do país, Sergio Mattarella. “Aproveito para comunicar que apresentarei minha renúncia como chefe de governo para o presidente da República”, continuou.

Entenda

Atualmente, a coalizão que governa é formada pelo partido da direita conservadora, Liga, e a organização de esquerda, o Movimento 5 Estrelas. Os dois encontram dificuldades para entrar em consenso, principalmente sobre um projeto que ligaria a França e a Itália com uma linha de trem de alta velocidade.

Com esse racha, o ministro do Interior e líder da Liga, Matteo Salvini, entrou com uma moção de desconfiança, que poderia derrubar a atual coalizão governista. Os senadores dos partidos conservadores e nacionalistas apoiaram o pedido, mas o Movimento 5 estrelas conseguiu adiar a votação.

O grupo conseguiu apoio da oposição e derrubou o debate até que  Conte fosse ao Senado para debater com os parlamentares, o que acabou resultando na sua renúncia.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.