Em onda de calor, sul da França registra 45,1 graus, maior temperatura desde 2003

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 13h51 - Atualizado em 28/06/2019 15h59
EFE Franceses tentam driblar calor intenso

A onda de calor que atinge a Europa nos últimos dias chegou à França com força total. Nesta sexta-feira (28), os termômetros de Villevieille, cidade do sul do país, marcaram 45,1 graus, a maior temperatura registrada desde 2003, quando o calor de 44,1 graus matou cerca de 15 mil pessoas.

De acordo com a agência meteorológica Méteo-France, a temperatura recorde foi atingida às 14h59 (9h59 de Brasília). Pouco antes, às 13h48 (8h48 no Brasil), o país já tinha batido o recorde com 44,3 graus registrados em Carpentras, também no sul do país.

Este novo episódio é considerado pelas autoridades como “excepcional”, devido à intensidade e à precocidade para um mês de junho.

Segundo o primeiro-ministro, Édouard Philippe quatro mil escolas foram afetadas pelo clima quente. Algumas tiveram que fechar, enquanto outras mudaram os horários de funcionamento, segundo indicou o primeiro-ministro.

A ministra da Saúde, Agnès Buzyn, fez um apelo para que toda a população, e não só os mais vulneráveis, tomem as devidas precauções, mas reforçou que, com relação a 2003, o país está “extremamente bem preparado” para enfrentar esta onda de calor.

Alerta

Ontem (27), os serviços meteorológicos franceses anunciaram a ativação, pela primeira vez na história do país, de um alerta vermelho pelo calor em quatro departamentos do sudeste. O clima fez, ainda, com que a poluição tenha alcançado níveis elevados em muitas cidades, o que fez as autoridades promoverem medidas de restrição circulatória em Paris, Lyon, Marselha, Estrasburgo, Grenoble e Annecy.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.