Escolas na Finlândia ensinam a identificar ‘fake news’

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2019 15h09
Reprodução/JP fake news As aulas são uma espécie de manual sobre como identificar manipulações de imagens e vídeos, intimidação e perfis falsos

Alunos de uma escola em Helsinki, na Finlândia, tiveram uma aula inusitada: eles aprenderam métodos para identificar e combater as chamadas “fake news“. O curso faz parte de um projeto que quer implementar o ensino sobre mídia e notícias falsas em várias escolas do país, segundo a CNN.

Lançada em 2014, a iniciativa visa ensinar não apenas estudantes, mas também jornalistas e políticos.

As aulas são uma espécie de manual sobre como identificar manipulações de imagens e vídeos, intimidação e perfis falsos por meio do volume de postagens, inconsistência na tradução e falta de informação pessoal.

Jussi Toivanen é um dos professores da matéria. Para ilustrar o método, em sua primeira aula, ele mostrou aos aos alunos um vídeo considerado “deepfake” (quando o material é muito bem manipulado e parece real) do ex-presidente americano Barack Obama.

A Finlândia combate a propaganda russa de seus vizinhos desde que se declarou independente, há 101 anos. Mas em 2014, depois da anexação da Crimeia por Moscou, uma guerra de informação tomou lugar nos meios de comunicação.

O diretor de comunicação do gabinete do primeiro-ministro, Toivanen, diz que é difícil dizer o número de operações que envolviam informação falsa que atingiram o país nos anos recentes, mas a maioria delas diz respeito a macro temas como imigração, União Europeia ou sobre se a Finlândia deveria virar um membro permanente da OTAN.

Em 2015, o presidente Sauli Niinisto apelou a todos os Finlandeses para lutar contra as “fake news”. Um ano mais tarde, o país trouxe vários especialistas americanos para aconselhar servidores sobre como reconhecer as notícias falsas, e entender por quê viralizam, além de aprender a desenvolver estratégias para combatê-las. O sistema de educação também foi reformado para enfatizar o pensamento crítico.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.