Estado da Virgínia, nos EUA, declara emergência após choques em marcha supremacista branca

  • Por Jovem Pan com EFE
  • 12/08/2017 15h34 - Atualizado em 12/08/2017 15h35
Reprodução / Twitter Marcha de grupos de supremacistas brancos nos Estados Unidos

A realização da polêmica marcha “Unir à Direita”, convocada por um grupo de supremacistas brancos em Charlottesville (Virgínia, Estados Unidos), deixou vários feridos neste sábado (12) após enfrentamentos com opositores e provocou a declaração de estado de emergência.

Ainda que o início da marcha estivesse previsto para o meio-dia no Emancipation Park, no centro da cidade, minutos antes já começaram os primeiros confrontos violentos.

As palavras de ordem lançadas entre manifestantes, adornados com bandeiras confederadas e escudos de proteção; e os opositores, que acusam os organizadores de apologia a uma ideologia ultradireitista, rapidamente terminaram em chutes e murros.

Segundo a polícia de Charlottesville, os primeiros enfrentamentos se saldaram com vários feridos, sem detalhar a cifra exata ou a sua gravidade.

Por sua parte, o governador de Virgínia, Terry McAuliffe, se viu obrigado a declarar emergência estatal para “ajudar as autoridades a responder à violência”, segundo explicou em sua conta no Twitter.

Jason Kessler, organizador da marcha, destacou em um comunicado que a manifestação pretende defender a Primeira Emenda da Constituição, que protege a liberdade de expressão, e respaldar os “grandes homens brancos que estão sendo difamados, caluniados e derrubados nos EUA”.

A polêmica marcha foi organizada em protesto pela retirada de uma estátua em homenagem ao general confederado Robert E. Lee, que liderou as forças do sul durante a Guerra Civil americana, e depois da ocorrência de confrontos violentos na véspera.

A manifestação foi descrita como “o maior encontro de ódio em décadas nos EUA”, segundo o Southern Poverty Law Center, uma instituição que investiga grupos que fomentam a violência racial.

O assunto logo se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O ex-presidente Bill Clinton afirmou em seu perfil no Twitter que “assim como protegemos a liberdade de expressão, devemos condenar o ódio, a violência e a supremacia branca”.

Charlottesville, situada a 300 quilômetros ao sudoeste de Washington, tem cerca de 46.000 habitantes e é sede da Universidade de Virgínia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.