EUA acusam a Rússia de violar sanções da ONU contra Coreia do Norte

  • Por Agência EFE
  • 03/08/2018 19h29
Agência EFE "Falar é fácil. A Rússia não pode apoiar as sanções no Conselho para depois violá-las com suas ações", disse a diplomata

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikkei Haley, acusou a Rússia de violar as sanções internacionais impostas à Coreia do Norte ao permitir a entrada no país de novos trabalhadores norte-coreanos.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (3), Haley disse ter recebido “informações críveis” de que o Kremlin voltou a conceder licenças de trabalho a norte-coreanos, contrariando determinação do Conselho de Segurança da ONU nas sanções aplicadas a Pyongyang.

“Falar é fácil. A Rússia não pode apoiar as sanções no Conselho para depois violá-las com suas ações”, disse a diplomata americana.

Segundo o jornal “The Wall Street Journal”, a Rússia teria concedido licenças trabalhistas a mais de 10 mil norte-coreanos desde que a proibição entrou em vigor. O Kremlin nega.

A medida do Conselho de Segurança tem como objetivo cortar o financiamento do regime de Kim Jong-un, que arrecadava importantes quantias em impostos sobre os trabalhadores no exterior.

Haley afirmou que informações sobre os trabalhadores norte-coreanos são “especialmente preocupantes” principalmente depois de a Rússia ter se negado a reconhecer violações cometidas por Pyongyang do limite de importações de produtos petroleiros.

Em julho, a Rússia, com o apoio da China, bloqueou um pedido dos EUA na ONU para impedir a venda de refinados à Coreia do Norte.

Conhecida por adotar um tom mais duro contra a Rússia do que outros membros do governo Donald Trump, Haley reiterou que as violações supostamente cometidas pela Rússia são preocupantes.

A embaixadora americana na ONU defendeu que as sanções contra a Coreia do Norte sejam mantidas até haver uma desnuclearização final e verificada do país.

Há duas semanas, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se reuniu com o Conselho de Segurança para pedir a manutenção das sanções para seguir pressionando a Coreia do Norte.

Segundo Pompeo, a Casa Branca está otimista sobre conseguir avanços com a Coreia do Norte, mas avalia que as perspectivas de sucesso diminuem se as sanções não forem aplicadas adequadamente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.