EUA fecham escritório em Cuba para assuntos migratórios

  • Por Jovem Pan
  • 11/12/2018 07h18
EFE Os Estados Unidos acusam Cuba de saber quem são os responsáveis pelos supostos ataques e de não ter protegido seu pessoal adequadamente

Os Estados Unidos comunicaram o fechamento definitivo do escritório para assuntos migratórios que tinha em Havana e informou que, a partir de agora, sua delegação migratória na Cidade do México assumirá o processamento de vistos e outras autorizações para aqueles que vivem em Cuba.

A emissão da maioria dos vistos da embaixada dos EUA em Havana já havia sido suspensa desde novembro de 2017 devido à redução de funcionários que se seguiu aos supostos ataques contra a saúde de 26 trabalhadores do local.

Em seu site, o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, sigla em inglês) informou sobre o fechamento definitivo das suas instalações.

Dessa forma, o escritório do USCIS na Cidade do México assumirá a jurisdição para os assuntos migratórios das pessoas que estão em Cuba, embora alguns dos procedimentos sejam executados pelo pessoal diplomático da embaixada dos EUA em Havana.

As relações entre Washington e Havana se deterioraram devido a estes “ataques” que sofreram diplomatas americanos em Cuba, entre novembro de 2016 e agosto de 2017, alguns incidentes enigmáticos que deixaram doentes americanos na ilha e cuja causa ainda está sendo investigada.

Os Estados Unidos acusam Cuba de saber quem são os responsáveis pelos supostos ataques e de não ter protegido seu pessoal adequadamente, algo que é negado pelo governo cubano.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.