EUA podem taxar mais produtos da China se não houver acordos, diz secretário de Comércio

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2019 08h16 - Atualizado em 17/06/2019 08h18
EFE/EPA/Olivier Douliery / POOL Negociações comerciais entre americanos e chineses estão num impasse desde o começo do mês passado

O governo dos Estados Unidos estaria disposto a manter a promessa de taxar os US$300 bilhões em produtos feitos na China e ainda não tarifados. A informação foi dada pelo secretário de Comércio americano Wilbur Ross, em entrevista à emissora CNBC.

“Iremos eventualmente fechar um acordo, mas se não fecharmos, o presidente está perfeitamente feliz em continuar com os movimentos de tarifas que já anunciamos, assim como impor as novas que foram temporariamente suspensas”, disse Ross, que falou durante o show aéreo de Paris.

As negociações comerciais entre americanos e chineses estão num impasse desde o começo do mês passado. Há expectativas de que Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontrem às margens da reunião de cúpula de líderes do G20 prevista para o fim deste mês, no Japão, para discutir um acordo comercial. A presença de Xi no evento, porém, ainda não foi confirmada.

Ross também reiterou à CNBC que Trump e Xi não deverão chegar a um acordo comercial definitivo caso venham a se encontrar mesmo no Japão.

Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.