EUA suspendem todos os voos para a Venezuela

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2019 19h47
Wikimedia Commons "Esta determinação se baseia na instabilidade política em curso e no aumento das tensões na Venezuela", diz nota do Departamento de Segurança Nacional

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 15, a suspensão imediata dos voos comerciais e de carga para a Venezuela. Segundo o secretário interino do Departamento de Segurança Nacional, Kevin McAleenan, a decisão considerou que as condições atuais no país latino americano ameaçam a segurança de passageiros, aeronaves e tripulações.

“Esta determinação se baseia na instabilidade política em curso e no aumento das tensões na Venezuela e no risco involuntário associado às operações de voo”, diz a nota.

A suspensão dos voos é por tempo indeterminado, e os Departamentos de Estado, Transporte e de Segurança Nacional vão monitorar as condições na Venezuela para avaliar se manterão ou revogarão a medida.

Em outro comunicado, o Departamento de Transporte ressaltou que a titular da pasta, Elaine L. Chao, “emitiu uma ordem hoje de suspensão de todo o serviço aéreo entre EUA e Venezuela”.

A secretária justificou a medida com base em uma lei federal que autoriza a suspensão dos serviços de companhias aéreas estrangeiras e americanas entre EUA e outro país quando houver condições nos aeroportos que ameaçam “a segurança de passageiros, aeronaves ou tripulação”.

Ainda segundo a nota, a medida é adicional à notificação feita no último dia 1º pela Administração Federal de Aviação, que proibia os operadores de aeronaves e pilotos certificados pelos EUA de voarem abaixo de 26 mil pés sobre território venezuelano, “também por razões de segurança”.

Em 28 março, a companhia aérea American Airlines anunciou a suspensão por tempo indeterminado de seus voos entre EUA e Venezuela – que já tinha sido interrompida de forma temporária no dia 15 do mesmo mês – alegando “motivos de segurança”.

A companhia era a única entre as grandes dos EUA a manter voos à Venezuela a partir de Miami – em 2017, United e Delta suspenderam seus voos na mesma rota.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.