Ex-advogado confessa que pagou atriz pornô em nome de Donald Trump

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/08/2018 19h55
EFE/ Shawn Thew Stormy Daniels, agora, processa Cohen e Trump por difamação

O advogado Michael Cohen, que já representou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confessou ser culpado de acusações de fraude bancária, fiscal e violações de leis de financiamento de campanha. No total, ele se declarou culpado de oito denúncias, incluindo cinco de evasão fiscal e uma por fazer uma declaração falsa a uma instituição financeira.

Cohen também confessou ter feito contribuição excessiva de campanha em 27 de outubro de 2016, a mesma data em que finalizou um pagamento para a atriz pornô Stormy Daniels como parte de um suposto caso dela com Trump. O pagamento de US$ 130 mil para Daniels foi concluído apenas algumas semanas antes da eleição presidencial de 2016. A atriz, agora, processa Cohen e Trump por difamação. Inicialmente, o presidente americano negou saber qualquer coisa sobre o pagamento para Stormy Daniels.

O advogado afirmou que agiu “em coordenação e sob a direção de um candidato para um cargo oficial federal”, não citando nominalmente Trump. Em coletiva de imprensa dada logo após a confissão de culpa de Cohen, o vice-procurador Robert Khuzami afirmou que as acusações são “muito sérias e significativas”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.