Ex-presidente da Argentina, Fernando de la Rúa morre aos 81 anos

  • Por Jovem Pan
  • 09/07/2019 09h02 - Atualizado em 09/07/2019 09h08
Reprodução Youtube/Todo nóticias Fernando de la Rúa, ex-presidente da Argentina

O ex-presidente da Argentina, Fernando de la Rúa, morreu nesta terça-feira (9) em Buenos Aires, poucas horas depois de ter sido hospitalizado, segundo confirmou o atual governante do país, Mauricio Macri.

“Lamento o falecimento do ex-presidente Fernando de la Rúa. Sua trajetória democrática merece o reconhecimento de todos os argentinos. Acompanhamos sua família neste momento”, escreveu Macri na sua conta do Twitter.

De la Rúa presidiu o país de 1999 a 2001. O período do seu mandato ficou marcado por uma das maiores crises econômicas da história do país. Após decretar estado de emergência, o mandatário sofreu uma série de protestos popular e renunciou o seu cargo bem antes de cumprir o mandato.

Antes disso, Fernando foi deputado, senador e prefeito de Buenos Aires (1996-1999), sendo, inclusive, o primeiro chefe de governo da capital a ser eleito pelo voto popular.

O estado de saúde do político nos últimos anos não era bom. O ex-presidente passou por cirurgias, uma delas na bexiga, uma angioplastia e a colocação de dois stents. Por isso, suas aparições públicas eram raras nos últimos meses.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.