Homem detona explosivo em Nova York; “terrorismo não vai vencer”, diz prefeito

  • Por Jovem Pan
  • 11/12/2017 11h08 - Atualizado em 11/12/2017 13h35
EFE/ Justin Lane Policiais e bombeiros acompanham desenrolar de explosão no terminal de ônibus de Port Authority, em Nova York

Um homem provocou uma explosão em uma passagem subterrânea ligada ao metrô e um terminal de ônibus na região de Midtown Manhattan, em Nova York (EUA), deixando outras três pessoas feridas nesta segunda-feira (11). O comissionário Daniel Nigro, do corpo de bombeiros da cidade, informou que nenhuma delas corre risco de vida.

O incidente classificado como “tentativa de ataque terrorista” pelas autoridades ocorreu entre a rua 42 e a 8ª Avenida, no coração da famosa ilha novaiorquina. Várias ambulâncias foram chamadas. Um homem de 27 anos identificado como Akayed Ullah foi preso com um detonador e artefatos explosivos acoplados ao corpo. Ele tinha queimaduras e feridas no corpo e foi levado sob custódia ao hospital Bellevue. As três vítimas tiveram ferimentos menores, como dor de cabeça, e foram removidas a outros centros médicos.

Três linhas do metrô da região foram esvaziadas, de acordo com a NYPD (Polícia de Nova York). Os carros foram impedidos de sair de trecho da rodovia Franklin D. Roosevelt East River Drive.

Polícia e bombeiros foram chamados e a área da explosão, cercada e bloqueada. Aos poucos, as estações de metrô e o terminal de ônibus de Port Authority, onde ocorreu o atentado, tiveram as atividades retomadas.

“Terrorismo não vai vencer”

Em entrevista coletiva, as autoridades da cidade confirmaram que a explosão se tratou de um atentado terrorista.

O prefeito de Nova York Bill de Blasio afirmou: “aqui é o lugar mais resiliente do mundo. Nós provamos isso em 11 de setembro (de 2001) e provamos isso hoje. O terrorismo não vai vencer. Nós vamos continuar sendo novaiorquinos. Vamos voltar a trabalhar”.

Blasio também disse: “Foi uma tentativa de ataque terrorista. Graças a Deus o autor não alcançou seus objetivos. A nossa resposta foi rápida e os únicos feridos são de menor gravidade”.

O prefeito alertou a população da cidade a não se assustar quando ver, nesta segunda, “armas cumpridas”, “forças especiais” e um policiamento reforçado nas ruas. “Isso significa que a NYPD está em alerta total e você está seguro”.

O governador Andrew Cuomo, pouco antes, fez discurso na mesma linha: “Vamos todos voltar a trabalhar. Não vamos permitir que eles nos transtornem. É exatamente o que eles querem e é exatamente o que eles não terão”. Cuomo enfatizou que hoje em dia, pela internet, é possível acessar qualquer “lixo” que ensina a fabricar bombas caseiras.

Autoridades policiais pediram a qualquer um que tenha informação sobre os intenções terroristas informassem as autoridades por meio de um telefone específico. “Somos novaiorquinos, não vivemos em medo. Se você tem qualquer informação, é sua obrigação informar as autoridades”, disse o chefe da polícia James P. O’Neill.

Questionado se o autor do atentado se disse ligado ao Estado Islâmico, O’Neill desconversou: “ele fez declarações, mas não vamos comentar isso neste momento”.

O presidente dos EUA Donald Trump informou que está acompanhando de perto a situação, mas ainda não se pronunciou pelo Twitter.

Assista à entrevista (em inglês):

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.